Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Soajo em Noticiário

A finalidade deste blog é colocar factos relevantes de Soajo para que os Soajeiros e o público interessado possa dispor dos resultados de persistentes pesquisas que se fizeram em bibliotecas e arquivos. Artigos de Jorge Ferraz Lage

Soajo em Noticiário

A finalidade deste blog é colocar factos relevantes de Soajo para que os Soajeiros e o público interessado possa dispor dos resultados de persistentes pesquisas que se fizeram em bibliotecas e arquivos. Artigos de Jorge Ferraz Lage

EM VIANA DO CASTELO, UM PARQUE NACIONAL DE SOAJO, RESPEITARÁ A SITUAÇÃO NORDESTINA DA ÚNICA SERRA, DO LIMA AO MINHO, E A SUA ESSÊNCIA IDENTITÁRIA MULTISSECULAR!

DSCF7600.JPG

Soajo faz parte do distrito de Viana do Castelo, todavia quando certos autores tratam a sua orografia, por vezes, alguns, apesar de se ver do lado sul do rio Lima território da freguesia de Soajo, designadamente, a zona mais alta da SERRA DE SOAJO, nem  sempre a nomeiam com o devido rigor. As causas dessas anomalias são em parte resultantes das informações que a seguir se apresentam:

DSCF8111.JPG

DSCF8112.JPG

 

DSCF8113.JPG

 

DSCF8127.JPG

 

DSCF8128.JPG

DSCF8129.JPG

 

DSCF8120.JPG

DSCF8122.JPG

DSCF8123.JPG

 

DSCF8149.JPG

 

DSCF8223.JPG

 

DSCF8151.JPG

DSCF8152.JPG

 É muito estranho que no texto esteja descrita a serra de Soajo como constituindo uma parte da serra Amarela - que o autor localizou a sul do rio Lima - e no mapa a tenha mencionado como ficando a norte do rio Lima! 

É inacreditável como é possível que um professor do ensino secundário e autor desta obra, tenha enganado os estudantes desta forma, e sobre uma das principais serras de Portugal!

Ficará alguém de boa-fé a estranhar que o nome do Parque Nacional criado sete anos depois da saída deste compêndio apresente um nome tão disparatado? E uma "Peneda" de 1373 m de altitude máxima? E o que dizer de uma serra de Soajo contraditoriamente apresentada quer a norte do Lima, quer a sul do Lima!

Mas, mas alguns autarcas da «vila dos milhões» gozam, riem, e até pedem às televisões para SITUAREM  o hotel construído na zona sobranceira a Vilar de Suente, da freguesia de Soajo, e dentro  da serra de Soajo, como sendo o "Hotel do Gerês"! 

ATÉ PARECE QUE SOAJO DESDE QUE DEIXOU DE SER CONCELHO PASSOU A SITUAR-SE EM PONTE DA BARCA OU TERRAS DO BOURO, em termos orográficos! 

Mas se os "valdevezenses de lá" e os de "cá" assim querem devem os SOAJEIROS passarem a dizer que são (do distrito) de Braga ou de Viana do Castelo!

Eu já digo, por vezes, para me colocar fora das trapalhadas que sou de VIANA DO CASTELO (distrito)...

 

DSCF8137.JPG

DSCF8138.JPG

DSCF8139.JPG

A «SERRA DE SOAJO» mascarada no espaço físico como "Peneda", e em termos nominais como sendo implicitamente designada por AMARELA foi duplamente atacada para gáudio de alguns "valdevezenses de lá" instalados ao leme do poder municipal! Mas na actualidade de 2018 os edis valdevezenses continuam a desprezar o seu nome e a exaltar o acidente geográfico «vale do rio Vez», infelizmente, com o apoio de um autarca reeleito para a junta de freguesia de SOAJO, que embora em minoria, ao que parece continua a proceder como tivesse a maioria na junta e na assembleia de freguesia! 

DSCF8143.JPG

DSCF8224.JPG

DSCF8231.JPG

DSCF8230.JPG

 Como se vê a máxima altitude da verdadeira Serra de Soajo, referida como "Peneda", é reportada ao sítio secundário do Pedrinho, que Gerardo Pery, mentirosamente, considerou como sendo o mais alto da serra em vez da montanha Outeiro Maior!

A Serra do Marão foi ensinada como uma serra com altitude superior que a Serra de Soajo e num compêndio escolar obrigatoriamente usado em todo o país uma vez que era oficialmente «livro único»! 

Não admira pois que o Parque Nacional tenha sido instituído com um nome errado e disparatado!|

 

 Esta obra de Geografia foi a que usei no ensino liceal (secundário). Suscitou-me muita perplexidade ao deparar com a ausência do nome «SERRA DE SOAJO»! Só após as investigações a que procedi,quatro décadas depois, entendi o porquê desta grande anomalia!

De facto, o Dr. Amílcar Patrício  baseou-se sobretudo na «Geografia de Portugal» da autoria do catedrático da Universidade de Coimbra, doutor AMORIM GIRÃO, sendo que o nome serra de «SUAJO» está implícito, mas, erradamente, representado pelo nome «Serra Amarela» conforme se pode constatar na Geografia Física publicada em 1915 feita por este último.geógrafo! 

As asneiras e batotas veiculadas por Pery e Choffat chegaram à segunda metade do século XX! Todavia A. Patrício em 1974, pela primeira vez procurou "enxertar" em parte de toda a SERRA DE SOAJO, o imorredouro nome Serra de Soajo! Acordou tarde e corrigiu apenas parte do erro. Faleceu o professor liceal AmÍlcar Patrício sem saber quem iniciou as enormes ALDRABICES nos livros escolares sobre o nome multissecular do verdadeiro espaço da  «Serra de Soajo»!

DSCF8124.JPG

DSCF8125.JPG

 

DSCF8126.JPG

DSCF8136.JPG

 Trapalhadas e mais trapalhadas a gosto dos autarcas da "vila dos milhões" que, tudo fazem, para mais continuar a  «SERRA DE SOAJO» a PERDER  NOME, QUE MAIS NÃO É, DO QUE PERDER O SEU PRINCIPAL SER IDENTITÁRIO!