Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Noticiário

A finalidade deste blog é colocar factos relevantes de Soajo para que os Soajeiros e o público interessado possa dispor dos resultados de persistentes pesquisas que se fizeram em bibliotecas e arquivos. Artigos de Jorge Ferraz Lage

Soajo em Noticiário

A finalidade deste blog é colocar factos relevantes de Soajo para que os Soajeiros e o público interessado possa dispor dos resultados de persistentes pesquisas que se fizeram em bibliotecas e arquivos. Artigos de Jorge Ferraz Lage

A foto inteira do cão sabujo de SOAJO e da ESTRELA com o rei D. CARLOS, nunca mais apareceu, mas as falsidades dos nomes da serra de Soajo e seu cão, mesmo sem documentos probatórios harmonizaram um castrejo e a câmara do município do vale do Vez!

 

 

Quase a completar três anos, embora já desafiado duas vezes, um natural de Castro Laboreiro, continua a mentir copiosamente, para defender a usurpação da identidade, «CÃO SABUJO DA SERRA DE SOAJO», raça criada no concelho e montaria de Soajo, donde se enviaram, TODOS OS ANOS, durante séculos e séculos, cinco cães sabujos aos reis de Portugal...

Convidamos o castrejo Américo Rodrigues (A.R.), a provar que não mente, mais uma vez, com a arteirice de que a foto de 1907 foi viciada e, a que diz ter é a verdadeira, mas não a mostra publicamente...

A mesma foto com o rei D. Carlos aparece noutro livro do competentíssimo investigador, professor e historiador, Doutor RUI Manuel Monteiro Lopes RAMOS, e coincide, totalmente, com a que publiquei, tendo a legenda a mesma data de 1907! Todavia,  a que eu publiquei, foi considerada pelo castrejo, A.R., como ALDRABADA!

Um homem de Castro Laboreiro chamado Américo Rodrigues (AR) é autor de três artigos que estiveram expostos, em acesso livre na Internet, com 53 páginas, os quais incluem também os disparates na derradeira página de um tal Serra Lopes (SL) que daqui convido também a explicar e a contestar, a foto legendada, publicada pelo castrejo AR... 

É que  SL defendeu com argumento ridículo  que o cão sabujo de Soajo - tido burlescamente por cão "castro-laboreiro" - e o cão "serra-da-estrela" não prestam para a caça grossa,  por terem sido pela FCI incluídos no grupo 2, onde incorporam apenas os cães de gado!

Para os muito "amiguinhos" do CÃO DA SERRA DE SOAJO, tanto este como o da "ESTRELA" para caçarem teriam de estar no grupo SEIS, mas como a FCI  os meteu no grupo DOIS, então, SEMPRE, segundo estes génios de disparates, FORAM "PROIBIDOS" de serem usados na caça grossa!

Se o rei Dom Carlos caçou com eles, em 1907, na Tapada de Mafra, é porque não estaria bem da "cachimónia", segundo a sentenciosa "cabecinha" do castrejo AR!

Sentiria o rei D. Carlos que estes cães eram DÓCEIS e muito frágeis perante os porcos bravos da Tapada de Mafra e, por tal,  apenas se limitavam a beijá-los?! 

Talvez que, SL, habitante em Soajo, num dia de CERRADO NEVOEIRO, explique o grande MILAGRE operado que fez com que o rei DOM CARLOS os incluísse na sua MATILHA DE CAÇA GROSSA!

Será que, SERRA LOPES, se desculpará, dizendo também que, um tal JL, duvidosamente, natural de Soajo, tem uma especial cachimónia que até conseguiu ABASTARDAR O «RETRATO ICÓNICO» tirado na Tapada de Mafra?

DSCF6801

Esta foto consta no portfólio fotográfico de uma obra sobre o rei Dom Carlos, da autoria do destacado historiador, Doutor Rui Ramos, e faz parte de uma colecção com 34 volumes, cada um biografando um só rei, editada pelo "Círculo de Leitores", abrangendo desta forma todos os reis de Portugal. Esta grandiosa edição teve na sua direcção o Prof. Roberto Carneiro, que foi antigo ministro da Educação.

DSCF6849

DSCF6851

 

Como legenda da foto tirada na Tapada de Mafra o historiador Rui Ramos, escreveu no seu livro:

«D. Carlos durante uma caçada na tapada de Mafra. Dezembro der1907. Fotografia de A. Bobone. Foto: Jorge Almeida Lima/Centro Português de Fotografia/Arquivo Fotográfico de Lisboa». 

Em, 29 de Julho de 2019, eu apresentei as fotos seguintes  que fiz acompanhar de algumas considerações:

DSCF4280

Nesta legenda que está associada a esta foto consta a data, 21 de DEZEMBRO de 1907, conforme foi publicado em livro editado pelo CLUBE PORTUGUÊS DE CANICULTURA.

Não fui eu, portanto, quem fez a legenda da foto tirada em 1907, apenas me LIMITEI a interpretar e a identificar um exemplar da RAÇA MULTISSECULAR DE SOAJO, embora ainda sem ESTALÃO neste ano dos tempos hodiernos!

Obviamente que, em 1907, quer o «CÃO SABUJO DA SERRA DE SOAJO», quer o «CÃO DA SERRA DA ESTRELA», não estavam classificados segundo as suas funcionalidades...

 Na Idade Média o mal designado "estalão" de cachorrinhos da RAÇA do SABUJO IBÉRICO foi feito apenas com base em recém-nascidos, de escassas semanas, mas tidas como suficientes para caracterizar uma raça, segundo o castrejo AR,  grande "sábio" em matérias  de asneiras caninas!

Foi AR quem se arvorou em ter descoberto numa obra MEDIEVAL muitíssimo conhecida o "estalão indevido mas que considera muitíssimo completo e rigoroso" do cão SABUJO adulto, "elaborado" pelo rei português D. João I, o de MUITO BOA MEMÓRIA!

Grande e muito CONVENIENTE descoberta para AR conseguir a sua muito disparatada "tese canina para enganar pequeninos"!

  Não obstante os cachorrinhos estarem em idade muito precoce, mesmo assim serviram de modelo, segundo o disparate de A.R. para o feitura de um  estalão de um cão adulto!

Como ainda,actualmente, existem muitos SABUJOS dos ibéricos, em Espanha, qualquer dia, AR,  ou até, SL, irão, recorrendo a  uma foto com legenda, SALIENTAR, o grande tamanho das suas ORELHAS CAÍDAS!

DSCF4277

O castrejo, AR, escreveu que  a foto foi publicada em 1905, mas ONDE, é que não disse!

Ao que parece, não sabe, senão dizia-o...

 Os responsáveis pelas duas obras diferentes contendo a foto de 1907, informam ter sido tirada a imagem objecto de polémica, no mês de DEZEMBRO, sucedendo que a do Clube Português de Canicultura até pormenorizou a data indicando o DIA 21!

Enganaram-se nestas duas obras?!

Quem mentiu foi AR ao dizer que eu ABASTARDEI A FOTO e CLAMANDO COM TAMBOR DE GRANDE RESSONÂNCIA ao ter, desproporcionalmente, enfatizado com o fito de impressionar e enganar os leitores menos informados sobre o assunto da legenda citada na foto  e, ainda, de ter elevado aos píncaros o caso do cão matador no ribeiro da Peneda que fora apresentado por alguém em termos de crónica jornalística, com a indicação do professor assassinado através do nome próprio e dois apelidos!

  O castrejo, AR, para não deixar os leitores com GRANDES SUSPEITAS de poder não ser falso o "pedacinho" de foto que publicou, deve dizer em que, DIA E MÊS, foi fotografado o REI com sua matilha, e a foto INTEIRA da fonte (?) escondida, que disse ser do ano de 1905 (?) ou até de ano anterior...  

O castrejo irá publicar a foto quando acordar de outra enorme soneca,  mas, talvez não, de quase SEIS longos anos, pois estão os leitores da sua "tese canina para enganar pequeninos", ansiosamente esperando pela mais esclarecedora  foto inteira que disse possuir...

Muita paciência, porque só será feita a transparência, ao que parece,  quando os sebastianistas dissiparem o nevoeiro muito cerrado nas suas cachimónias...

DSCF4609

Contudo, redobradas precauções, pois, o castrejo, A.R., nem sequer soube distinguir :

- UM BOM CÃO DE GADO DE SOAJO DE, UM VULGAR OU RELES, CÃO RAFEIRO;

 

- UMA REMESSA ANUAL DE CINCO SABUJOS, DE UM SEU INVENTADO FORNECIMENTO DE MILHARES DE SABUJOS, ENVIADOS TODOS EM GRUPO OU EM «PROCISSÃO», NUMA ÚNICA VEZ

- UM MERO ANO CIVIL E ECONÓMICO,  de UM SÉCULO;

- UMA LEI -  FORAL DE SOAJO - que exigia cumprimento obrigatório, de UMA simples SUGESTÃO, que não impunha obrigatoriedade de cumprimento!

Discernir, um boi de um gato, AR, ainda consegue!

Como poderá, então, ENTENDER, A.R., que o cão existente, a partir da segunda metade do século DEZANOVE, também em Castro Laboreiro [segundo o que consta na obra de Augusto Pinho Leal] não é, senão, da mesma RAÇA do notável CÃO SABUJO DA SERRA DE SOAJO, pretendido, durante SÉCULOS E SÉCULOS, pelos REIS de Portugal?!

Se, A.R., tinha a foto e não a publicou na totalidade, há quem diga que deveria ser, talvez, por causa do simplesmente amastinado cão de pêlo negro ser o CÃO SABUJO DA SERRA DE SOAJO e, estar metido na MATILHA DE CAÇA GROSSA, ou, possivelmente, também de comparativamente se poder ver como sendo de porte mais baixo do que o verdadeiramente MASTIM, BRANCO E ESCURO, da outra RAÇA portuguesa, também AINDA sem estalão, em 1907 !

DSCF4576

DSCF6814

A propósito da meia foto, "envergonhada", foi dito o que aqui a seguir é relembrado:

DSCF6819

O artilheiro, contra o CÃO DE SOAJO, na impossibilidade de provar a antiguidade deste, apenas no seu "GRANDE PAÍS" castrejo, já começou muito devagarinho a disfarçar, mudando a agulha para uma ANTIGUIDADE que não PODE ir além de 200 anos!

Se assim fosse, os cães das raças que não sejam de caça, e do GRUPO 6 (seis), descobriu, o AR - e SENTENCIOU -, seriam muito "jovenzinhos"...

Noutra perspectiva, como o sabujo, em Castro, nunca serviu para CAÇAR javalis, embora na obra de Pinho Leal publicada, em 1873, se diga que em C. Laboreiro havia «abundantíssima caça de todo o género», por só o castrejo, A.R., na TAPADA DE MAFRA e por MILAGRE ocorrido no dia 21 de Dezembro de 1907, é que conseguiu o cão castrejo ser um cão de caça!

Alterar os "GRUPÓIDES", de DOIS para SEIS, e vice-versa, apenas se consegue com muitíssimo esforço por cálculos dificílimos no âmbito da "ARITMÉTICA IRRACIONAL"!

 Deve-se, PORTANTO, por tudo isto, e atendendo à cachimónia brilhante do castrejo A.R., considerar como "ABSOLUTA e EXCLUSIVAMENTE" certo, que só serviram a 100%, desde tempos muito seculares [nos seus escritos iniciais] como CÃES DE GADO, nos territórios das serras chamadas ESTRELA e SOAJO, e só, uma ÚNICA VEZ caçaram na Tapada Real de Mafra, milagrosamente! 

Jamais,  merecerão emigrar para o conhecido GRUPO SEIS, em que não podem estar  os puríssimos CÃES para GUARDA de GADOS, colocados no GRUPO DOIS, segundo o perfeito entendimento do "sábio" castrejo, perito em cães, apesar de ter tantos desconhecimentos da ciência ZOOLÓGICA!

A imaginação criadora do castrejo em deformações carregadas de aldrabices não tem limites...

Os pastores de Soajo, dos vários séculos, rir-se-iam em prolongadas gargalhadas, dos conceitos caninos, e da interpretação classificativa, da autoria de dois  fundamentalistas, viventes nos séculos XX e XXI, em EXCLUSIVISMOS de teorias caninas! 

Quem não tem noções básicas do método científico e dos princípios a ter em conta na classificação de animais em Biologia, é que pode separar de forma  tão absoluta, os cães integrados no grupo 2 (dois), dos que foram englobados no grupo 6 (seis) pela FCI, que tinha de optar por um, e um só grupo!

                             Serra e vila de Soajo, 25/01/2022

                                                                 Jorge Ferraz G. Lage

 

11 comentários

Comentar post