Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Noticiário

A finalidade deste blog é colocar factos relevantes de Soajo para que os Soajeiros e o público interessado possa dispor dos resultados de persistentes pesquisas que se fizeram em bibliotecas e arquivos. Artigos de Jorge Ferraz Lage

Soajo em Noticiário

A finalidade deste blog é colocar factos relevantes de Soajo para que os Soajeiros e o público interessado possa dispor dos resultados de persistentes pesquisas que se fizeram em bibliotecas e arquivos. Artigos de Jorge Ferraz Lage

PRETENDE-SE UM PARQUE NACIONAL SOAJO-GERÊS PARA AFASTAR FALSIDADES!

Rejeitem-se as FALSIDADES para imposição das VERDADES!

 

DSCF7600.JPG

 

 

 O país foi encharcado de livros de ensino de geografia no século XX, em que proliferaram aldrabices sobre os nomes e posicionamentos geográficos dos espaços clássicos das serras de SOAJO e AMARELA.

Vamos continuar a demonstrar essa vergonhosa situação que não deve orgulhar os autores de tão perniciosas asneiras que levaram a generalidade dos professores, especialmente do secundário e superior, a ensinarem incríveis FALSIDADES  como se fossem VERDADES evidentes e como tal indiscutíveis!

 

DSCF6818.JPG

DSCF6820.JPG

 A "serra de Soajo" dá nome, presumivelmente, neste texto à Amarela, mas criou-se a convicção perante estas situações de ambiguidade que se referia  a uma parte do seu verdadeiro espaço total a norte do Lima. Estas interpretações são consequência da disparatada admissão da Amarela ser também chamada SERRA DE SOAJO! Pura ilusão!

Devido ao facto da não indicação de rios a delimitar os espaços das serras, a referência à de Soajo foi enquadrada no sistema Galaico-duriense por Choffat em 1907, ao considerá-la, TÃO SOMENTE, como NOME ALTERNATIVO ao nome «SERRA AMARELA»! MAS, SOAJO COMO NOME, SUBLINHE-SE INFERIORIZADO, ISTO É, DE MENOR INTERESSE  E IMPORTÂNCIA , uma vez que defendeu o autor da SUPREMA FALSIDADE, DA ALDRABICE, DA MENTIRA,  que deveria PREFERIR-SE  «AMARELA» ao nome «SOAJO»! Mas contraditou-se caindo numa afirmação falsa e absurda ao colocar, AFINAL, o nome SOAJO como uma outra IDENTIDADE do nome AMARELA! Claro que não foi de ânimo leve que Choffat usou SOAJO, apesar de o ter interpretado, disfarçadamente, apenas como nome de localidade [LINDOSO não foi alternativa, foi pretexto, uma vez que serra de Lindoso, nunca foi usada e ensinada!] pois teve consciência do seu peso, da sua importância, como nome MARCANTE no contexto dos nomes das serras de PortugalI

Como a estratégia de Gerardo Pery, em 1875, não havia sido eficaz por o nome, SERRA DE SOAJO, continuar predominante e mais forte relativamente ao da falsidade "Peneda", mesmo não tendo sido sequer, colocado como alternativo deste, por razões que bem se entendem, então, em 1907, dissimulada e subtilmente, recorreram ao expediente de "arrumar" o nome da serra, contendo Soajo, e em opção criticada para mais a fragilizar de molde a apagarem e ofuscarem gradualmente. Sabe-se que o ilustre arqueólogo Félix Alves Pereira, natural de Arcos de Valdevez, povoação que é vila, e que dá nome a um concelho com substancial parte do seu território na SERRA DE SOAJO, referiu que o falso nome da serra resultou de os guias acompanhantes do engenheiro responsável pelos trabalhos de geodesia lhe prestaram «informação confusa» de que o sítio do marco do «PEDRINHO» [onde instalaram a "torre encimada pelo marco geodésico de primeira ordem] se chamava PENEDA!

Não disse, o Dr. Alves Pereira, por razões óbvias, que os guias que prestaram serviços aos funcionários da Direcção Geral dos Trabalhos Geodésicos quando percorreram a SERRA DE SOAJO  a fazerem  levantamentos topográficos, toponímicos e geodésicos a fim de elaborarem a «Carta Corográfica do Reino» ou «Carta Geral do Reino», teriam sido industriados pelos "GRANDES" de Valdevez para mudarem o nome da serra!  Era necessário acabar com o nome de conhecimento nacional de Soajo para perderem os Soajeiros cada vez mais força para não alimentarem tendências autonómicas, dado que a anexação oportunista do concelho de Soajo em 1852 [«não feita por reforma administrativa» como a (in)cultura do poder municipal local não gosta de afirmar, para contrariar a verdadeira história] ainda não tinha sequer dez anos de existência.

Além do muito mais, veja-se o que escreveu em 1890, o naturalista Adolfo Moller, ligado ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra que, também como que quis atribuir culpas a um guia por talvez o ter enganado sobre o local que queria visitar para se certificar da máxima altitude da serra! Como se sabe Moller foi incumbido de visitar a «SERRA DE SOAJO» e, não outra de nome deformado, para efeitos do estudo da sua flora. E esta serra nos «ANAIS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA CONTINUOU CHAMADA PELO SEU NOME DE MUITOS SÉCULOS, OU SEJA, COMO «SERRA DE SOAJO»! ADOLFO MOLLER foi mandado aos então conhecidos GERÊS e  SOAJO, por razões de estudos científicos na Universidade de Coimbra!

Moller esteve na então pequenina vila de «Arcos de Val de Vez», onde teve contactos e bem soube do nome de um "NOTÁVEL" local, mas como o Professor Júlio Henriques preservava os nomes científicos das plantas, como também,  os das serras, nunca aceitaria mandar Moller para a serra de Soajo e as espécies botánicas inseridas nos «HERBÁRIOS» da  vetusta Universidade, serem atribuídos DEPOIS, a uma outra serra com um nome falseado, que o mesmo é dizer de uma forma contundente, ALDRABADO, e DOLOSAMENTE!

Só para que haja um breve noção de que os hábitos e o querer do povo perduram no tempo por resistências de várias naturezas , exemplifico com estes dados que provam, manifestamente, que apesar de alguns concelhos serem extintos pela reforma geral administrativa  de Passos Manuel em 1936 (e não de Mouzinho da Silveira por erro muito vulgar) em que acabaram cerca de 490 (entre estes definitivamente o de Lindoso), e por actos legislativos avulsos (caso do concelho de Soajo), continuaram,contudo, a manter-se procedimentos antigos como se vários dos concelhos não tivessem sido extintos !

DSCF7686.JPG

DSCF7690.JPG

DSCF7691.JPG

DSCF7700.JPG

DSCF7701.JPG

 Sendo esta a quarta edição com 3000 exemplares bem se constata que osSoajeiros não quiseram ADERIR aos procedimentos da gente do Vale de Vez com a celeridade que estes desejavam, como por exemplo no  campo das medidas dos ALQUEIRES E ALMUDES . Continuaram com princípios próprios e específicos, e se no campo da organização da "MONTARIA AOS LOBOS IBÉRICOS" continuaram também a manter os "privilégios" de as dirigirem não aceitando comandos alheios dos domínios ancestrais na ampla «SERRA DE SOAJO», mas o poder municipal arcuense, sempre de falinhas mansas e com fingimentos iam "ratando" elevando o nome ALDRABADO DA SERRA! Nada fez para impedir para que a principal identidade de Soajo prestigiasse, embora mentirosamente, as montanhas de Ponte da Barca, Vila Verde e Terras do Bouro, porque mais importante era o abatimento do nome «SERRA DE SOAJO» no seu ADEQUADO território, para benefício da falsa Peneda, de Sistelo, para fortalecer o Vale do Vez , identificador do nome do concelho alargado até aos limites do território galaico-castelhano!

 

DSCF6824.JPG

 Por reforma o ensino de Geografia foi integrado na disciplina de Ciências Naturais. 

DSCF6825.JPG

DSCF6827.JPG

 A «SERRA DE SOAJO» embora tivesse sido "exportada" por causa da estratégia eficiente de Choffat, em 1907, conseguiu, segundo o Dr. Mário de Vasconcelos e Sá, levar para a Louriça a altitude máxima que tinha no soajeiro Alto da Pedrada! Isto se fosse uma certeza matemática não seria nem uma falsidade, nem um absurdo! Se fosse uma certeza física seria apenas uma falsidade pois por milagre tudo se consegue! Portanto a Serra de Soajo a sul do Lima com 1415 m foi um fenómeno que reconheceram e validaram muitos ilustres e notáveis professores do es ensinos secundário e superior, durante quase todo o século XX!

DSCF6833.JPG

DSCF6835.JPG

DSCF6843.JPG

O Professor Janeiro Acabado sobre o nome das serras chamou também à atenção das trapalhadas, presumivelmente também dos nomes das serras e das situações geográficas das mesmas.

A  serra da Soajo, por utilizar referido a designação "sistema galaico-duriense" de Choffat, parece  estar a dar nome à Amarela, dado que os 1415 m não nos asseguram a certeza se de referir à altitude do Alto da Pedrada. Tratando-se de edições para o ensino primário, compreende-se que exponham apenas os assuntos mais elementares, e de uma forma breve. São, todavia, de louvar os esforços de investigação e as críticas feitas às contradições constatadas nos compêndios escolares que não DEVIAM ENSINAR ALDRABICES. Atitudes como estas não encontrámos em obras do ensino secundário e superior, cujas preocupações de exigências de rigor não deviam ser descuradas...

DSCF6838.JPG

DSCF7678.JPG

 

DSCF7683.JPG

DSCF7684.JPG

 

 

DSCF6849.JPG

DSCF6850.JPG

DSCF7685.JPG

 

DSCF6852.JPG

 A Serra de Soajo, vestida de Peneda (de Sistelo) mereceu constar no mapa da autoria do Dr António Gonçalves  Mattoso, sobrinho que foi de Dom José Alves Matos, bispo da Guarda de quem recebera os manuais escolares de Geografia e História a que deu continuidade, e pai do GRANDE HISTORIADOR, José Matoso! Mas infelizmente os compêndios de Geografia, do tio e sobrinho deram guarida às várias  FALSIDADES de Pery e de P. Choffat!

.A «SERRA AMARELA» devido a estar mascarada de «SERRA DE SOAJO» e por ter uma altitude e uma elevação acima do nível da base, maior que a grande maioria das serras de Portugal, teve de ficar oculta, escondidinha, para gáudio dos agraciados "chiquérrimos" adeptos dos geresianos e dos penedenses. Não fossem eles deixar de falar  o agradável português do «Vale do Coura»!

DSCF7703.JPG

DSCF7704.JPG

DSCF6855.JPG

DSCF6856.JPG

DSCF6857.JPG

DSCF6858.JPG

 O Dr. Mário de Vasconcelos de Sá, embora fosse professor do ensino superior e do liceal, também fez compêndios para o ensino primário.Tendo merecido as suas obras reconhecimento oficial e, grande aceitação durante mais de vinte anos como que fossem compêndidos sem concorência, pelas suas qualidades em conteúdos e pelas inovações em termos de mapas cartográficos e de outras figurações, o tratamento dos casos da serra AMARELA e SOAJO, continuou, lamentavelmete, a expor uma incrível trapalhada!

Efectivamente, fez com que professores e crianças em Portugal ensinassem e aprendessem as ALDRABICES de Pery e Choffat, de que existia uma serra «AMARELA OU SOAJO» situada entre os rios Lima e Cávado! 

Segue, Vasconcelos e Sá, a outra corrente de falsidades, em que o genuíno e multissecular nome «SERRA DE SOAJO», berço da «MONTARIA REAL DE SOAJO", é disparatadamente substituido por "serra da Peneda", nome retirado de um sítio mentirosamente chamado Peneda, em vez de Pedrinho!  

No mapa deste manual escolar de Vasconcelos e Sá, a serra de falso nome Peneda, refere que a máxima altitude da serra é de 1379 m, revelada pela primeira vez na «carta geográfica» publicada em 1865! 

A apelidada, já antes de quinhentos, como SERRA DE SOAJO, surpreendentemente, foi considerada como tendo na qualidade de Peneda a norte do rio Lima no mapa e no gráfico, a altitude de 1379 m; mas já neste MESMO manual Iintitulado «GEOGRAFIA PRIMÁRIA», apresenta a sul do Lima, na qualidade de «Amarela ou Soajo» a altitude de 1415 m! 

 

De facto nesta obra, no mapa, contraditoriamente, a altura, medida na vertical desde o nível do mar tem 1379 m, mas no gráfico das serras SOAJO (Amarela), estica-se para 1415 m ocupando o 5º lugar na hierarquia das altitudes, ao passo que como "Peneda" só tem 1379 m e alcança apenas o 8º lugar!   

 Com tantas e tantas trapalhadas a serem ensinadas e divulgadas,  como poderia aparecer o nome na verdade, PARQUE NACIONAL SOAJO-GERÊS?! Só muito dificilmente, porque estas mentiras, estas trapalhadas, foram-se generalinzando nas mentes dos portugueses, como sendo verdades absolutas, verdades inatacáveis!

No Soajo admininistrativo concelhio, terminado dois anos antes de 1854, altura em que os homens dos Serviços de Geodesia continuaram a fazer-se no país os levantamentos necessários para a elaboração da «carta corográfica do reino» e, depois a «carta geográfica» na escala de 1/500 000 [esta no período entre 1861 a 1865 feita por Gerardo Pery e outros] havia, e há  uma  localidade, um lugar, chamado Peneda, e daí que no século XX, com as ilusões originadas com as intrujices de CHOFFAT, interpretassem o nome como originado nesta localidade.

 

DSCF6864.JPG

DSCF6865.JPG

DSCF6866.JPG

DSCF6868.JPG

DSCF6869.JPG

 

DSCF6870.JPG

 

DSCF6873.JPG

 O nome «SERRA DE SOAJO» sobreviveu aos poderosos ataques encomendados a Gerardo Pery por volta de 1860 e a P. Choffat cerca de 1907, por influências de alguns "fidalgos" de Arcos de Valdevez, mas coberto e envolvido em FALSIDADES! Este texto revela bem que o nome «SERRA DE SOAJO», não é senão um absurdo substituto de «SERRA AMARELA»!

Gradualmente a MENTIRA, "serra da Peneda", foi-se consolidando como nome do espaço que decorrer dos séculos havia sido, geograficamente, conhecido, em exclusivo, por SERRA DE SOAJO! 

G. Pery, renegou, rejeitou, recusou a identidade SERRA DE SOAJO, no seu espaço, e, Choffat, reforçou as parcialidades de Pery!

A serra AMARELA como nome foi enfraquecendo também ao ser, ALDRABADAMENTE, referida como «SERRA DE SOAJO» uma vez que nos textos em que vem «Peneda, SOAJO, Gerês,...» enquadrado, explicitamente ou não, no SISTEMA OROGRÁFICO, GALAICO-DURIENSE, CRIADO POR CHOFFAT, na mesma obra em que SOAJO foi TORNADO NOME SINÓNIMO, ou seja, como podendo também REPRESENTAR ou identificar o território a sul do rio Lima, na Amarela! Pôs à ESCOLHA o nome SOAJO, noutra serra diferente, embora vizinha, mas SEPARADA natural e nitidamente, pelo rio Lima!

SUPREMAS ALDRABICES, fizeram com que se gerassse o PARQUE NACIONAL com um NOME tão impróprio, como o de considerar ou desconsiderar SOAJO com recurso a INCRÍVEIS FALSIDADES!

DSCF6875.JPG

 

DSCF6878.JPG

DSCF6878.JPG

DSCF6879.JPG

 

DSCF6882.JPG

DSCF6884.JPG

DSCF6885.JPG

 

DSCF6886.JPG

DSCF6890.JPG

DSCF6891.JPG

Nesta obra foram evidenciadas as ALDRABICES, mas se fossem feitas menos escancaradamente, os avisados já sabiam interpretar com clareza tão infames ataques a Soajo e aos Soajeiros!

 

(CONTINUA, E COMO OS ANTERIORES POSTS, IRÁ SER OBJECTO DE LEITURA PARA CORRECÇÕES)